Frutas secas e oleaginosas. A partir de qual idade?

As oleaginosas também conhecidas como castanhas e as frutas secas são tradicionais na mesa do brasileiro, principalmente na ceia de Natal não é mesmo, mas você sabe a partir de qual idade e como podemos oferecer ao bebê?

A PARTIR DOS 6 MESES você já pode dar ao seu bebê junto com a introdução alimentar!

Mas e a alergia?

Estudos recentes tem nos mostrado que quanto ais cedo introduzirmos esse consumo, menor é o risco da criança desenvolver alergia á esse alimento.

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) se posiciona desde o ano passado (2018) desta mesma forma.

Precisamos ter muito cuidado com a forma que vamos oferecer aos bebês! Para evitar engasgos, muito comum com esses alimentos em crianças menores de 6 anos, o ideal é:

  • Para as castanhas: utilizar em preparos como bolo e mingau, e suas farinhas, bebidas vegetais e pastas.
  • Para as frutas secas: se forem consumidas in natura, precisarão ter os tamanhos e texturas ajustadas ao bebê. As pequenas que requerem maior cuidado com engasgos, como uva passa, são mais seguras para o consumo em preparações como bolos por exemplo, por serem parcial ou totalmente processadas.

!! Vale lembrar que apesar de não serem proibidas, as frutas secas possuem altas concentrações de frutose (açúcar da fruta). Então aquele cuidado especial para não abusar da quantidade e nem da frequência !!

De forma adequada, são deliciosas e bem vindas!

Grande beijo,

Bia e Jac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *