Como montar a lancheira escolar

Como montar a lancheira das crianças nem sempre é tão simples, mas para te ajudar abaixo segue um esquema prático, sugerido pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Para a montagem tenha em mente que para termos uma lancheira que atenda as necessidades nutricionais da criança é preciso ter 1 alimento de cada grupo alimentar, são eles:

  • 1 Carboidrato: pães, bolos (caseiro e simples), muffins doces e salgados, pipoca (caseira), torrada, milho cozido.
  • 1 Proteína: queijos (cottage, ricota, minas), leite integral, iogurte integral natural (sem adição de açúcar). O iogurte pode ser adoçado com mel (a partir dos dois anos de idade) ou geléia de frutas sem adição de açúcar.
  • 1 Fruta: pode ser in natura ou seca (lembrando que as frutas secas devem ser em quantidades moderadas, uma vez que tem o açúcar mais concentrado).
  • 1 Bebida: preferencialmente água! Água de coco e sucos naturais são bem vindos, mas com menor frequência.

Gostaríamos de te lembrar que:

  1. Com um pouquinho de planejamento é possível preparar, congelar e enviar para a escola mais preparações caseiras do que os famosos “pacotinhos”.
  2. Alguns alimentos frescos precisam de refrigeração (vale lancheira térmica ou verificar com a escola a possibilidade de manter refrigerado.
  3. Envolva a criança nos processos de compra, preparo e montagem da lancheira! Isso estimula o interesse pelo próprio lanche e por lanches mais saudáveis.
  4. O ingrediente mais importante de toda essa lancheira e que não pode faltar de jeito nenhum é um bilhetinho carinhoso com beijinho da mamãe!

Grande beijo,

Bia e Jac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *